terça-feira, 3 de julho de 2012

COISAS DE MIM E DE FORMIGAS



 ( Ilustração de Francisca Bustamante)



Que aborrecimento!

Agora que já ia na formiga número trinta, Ana resolvera chamá-la para o almoço!

- Venha menina. Deixe lá as formigas! Depois do almoço e da sesta continua a contagem!

Almoço e sesta! A parte do dia que mais detestava! Sim, sabia que tinha de comer e dormir, só tinha pena das coisas que perdia entretanto.

Desde manhã que observava o formigueiro que nascia no chão e entrava no tronco da sua cerejeira!

Em filinha, como só as formigas sabem carregavam para cima e para baixo sem nunca parar ou distrair.
Por vezes chegava a pensar que as formigas deviam ser os únicos animais que nunca param para dizer, Olá, Bom dia… coisas que precisamos dizer uns aos outros para sermos felizes!

Eram tão bem mandadas!

Tudo o que sabia sobre formigas fora o Pai que lhe dissera.

Sabia que tinham uma organização exemplar; Uma formiga que manda, um formigueiro onde cada um tem uma tarefa que é para toda a vida…

Quando o Pai lhe contou quase tudo sobre formigas ela pensou que não ia gostar nada de ser formiga! Sempre a fazer tudo o que lhe mandavam e sempre a mesma coisa!

E foi na manhã em que trouxe no bolso do vestido um pedacinho de pão do pequeno-almoço, que descobriu, que afinal as formigas também saem do carreiro!

Para falar verdade, diverti-a ver como se atropelavam por cima das migalhas ia até jurar que as ouvia discutir, tal qual ela e os primos, quando Ana anunciava que havia bolo de chocolate para o lanche e todos corriam ao mesmo tempo para a cozinha, empurrando-se e gritando.

Talvez estas fossem formigas criança! E provavelmente das mal comportadas, das que adoram linhas tortas e têm vontade própria!

O Pai também lhe dissera que as formigas como todos os animais irracionais, não pensam!

2 comentários:

Júlia disse...

Só tu para escreveres "formiguices!"
Ou talvez deva dizer,"Teresices!"
"Descobriu que as formigas também saem do carreiro." Eu conheço uma formiga chamada, Teresa, que se há coisa a que faz alegia é a carreiros!E é mais por isso que eu gosto dela!

Anónimo disse...

Texto de "Obreira" poética!
Formiguinha, formiguinha..."aonde" vai tão Linda!