domingo, 5 de fevereiro de 2012

HISTÓRIAS PARA ENCANTAR DE ONDE SAEM FADAS A VOAR








Uma boa história deve produzir em nós o encantamento e maravilhamento! Digo eu, pois a minha profissão vive de histórias. De boas histórias, é que tenho de contá-las aos maiores especialistas em histórias que conheço, os meninos!
Felizmente que há livros de boas histórias.

Histórias que se “recolhem aqui para logo ir contar ali”, como fez o escritor, José Fanha, no seu belíssimo livro,” Histórias para contar em Noites de Luar”.

Deste livro já tinha contado aos meninos, “A Estrela que caiu no Mar”. Adoro esta história, tanto mais que a estrelinha da história tem o nome da minha avó. Mas confesso que é difícil escolher do livro uma história preferida. Todas elas são histórias para contar e encantar em qualquer lugar mesmo que não haja luar!

São também histórias para todos os gostos e idades nas palavras do autor.

E entre um imperador da China, uma máquina que apanha poetas, estrelas do ar e do mar, circos de livros e palavras com domadora à altura, crocodilos, reis, rainhas, príncipes e princesas. Eis que surge uma fada.

(…)
Era linda a fada Florência. Tinha malmequeres no cabelo, tinha asas de libelinha cheias de reflexos e brilhos, tinha olhos cor de mel.

Foi depois de ouvir as palavras com que o autor desenhou a fada que surgiram as fadas dos meninos. A provar que dos livros e das histórias saem muito mais que palavras. Claro está, quando as histórias conseguem produzir encantamento e maravilhamento!


5 comentários:

Júlia disse...

Querida Amiga,

Desconhecia o teu Blogue e devo dizer-te o já sabes que penso, às vezes tanta descrição irrita!

Eu sei, preferes que te descubram! Mas quando penso no que andei a perder não perdoo-o!

Bom, talvez te perdoe por agora!

Que saudades tenho de trabalhar contigo, das nossas conversas, da tua poesia…
É bom saber que continuas igualzinha. A gostar de boas histórias e a apaixonar e a embrulhar nelas todos os que encontras pelo caminho! Bom saber que continuas a “menina” de sempre com quem sempre se pode contar!

Vou voltar mais vezes, tenho só de aprender a trabalhar melhor com estas coisas!
Já sei, Não Mordem! Mas que queres, ainda não estou convencida!

Mil beijinhos da Júlia Lança

Ah, Também já li o livro e concordo plenamente contigo. Boas histórias e escrita encantada!

Teresa disse...

Amiga,

Que bom descobrir que me descobriste!

Concordarás que sem contar sabe muito melhor! Ainda bem que estou perdoada, sabes que não é defeito é só feitio...

Quanto a saudades também eu tenho muitas, mas é tão bom ter saudades das partilhas, da boa conversa, da poesia que acrescentaste aos meus dias...

Obrigada pelas tuas palavras e aparece!

De preferência ao vivo e a cores!

Beijinhos.

júlia disse...

Voltei!

Então e as Fadinhas dos meninos!?

LINDAS, LINDAS!

Nunca me lembrei de contar esta história aos meus meninos. Claro, estou muito a tempo. Fala de um Princípe que procurava uma Princesa que gostasse de coisas Pequenas, e não é que encontrou!

Certo?

Teresa disse...

Certíssimo!

Diana disse...

Bom dia prof.!
Já tinha tido a oportunidade de ver este post sobre as fadinhas, mas com a correria dos últimos dias não consegui comentar, mas devo dizer-lhe que as fadas dos meninos são as mais lindas que alguma vez já vi.
Ainda não li nada sobre o autor mas fico à espera como já combinamos de um livro do mesmo para que eu própria vá ler aos meninos.
Como a sua colega referiu, a professora encanta-nos com as suas boas historias e embrulha-nos nelas, tenho é pena que muitas pessoas tentem, sem conseguir claro, destruir este seu bom gosto.
Claro está que quando não somos suficientemente bons tentamos destruir quem o faz, continue professora.
Eu vou passando para ler e me encantar com as suas histórias e os fantásticos desenhos dos meninos.
Beijinhos