domingo, 20 de maio de 2012

"O MURO VESTIDO DE FESTA E A HORTA DO SENHOR ABÍLIO E DA DONA MATILDE"





É verdade que nós não conhecíamos o Senhor Abílio e a Dona Matilde. Nem tão pouco a sua bela horta. Mas numa destas manhãs em que resolvemos,“cheirar a chuva” e nos detivemos frente a um muro” vestido de festa”, travamos conhecimento com o casal que abrindo o portão da Quinta nos convidou a entrar para que os meninos pudessem ver a horta e os animais…



À entrada fomos recebidos por uma joaninha que se colou à minha bata para que pudesse ser bem vista por todos! Feitas as apresentações a joaninha foi à vida dela e nós ouvíamos atentamente as explicações do Senhor Abílio e da Dona Matilde.

 
Na horta havia um pouco de tudo, favas, alfaces, espinafres, algumas árvores de fruto pequenas como os meninos mas das quais se esperam bons e sumarentos frutos.
Misturadas com as árvores e os legumes, algumas flores e ervas aromáticas que segundo a Dona Matilde servem para dar colorido e mais perfume à horta.


Tudo ali crescia sem pressas; explicava o Senhor Abílio:
- Agora que está tudo aconchegado, vimos só ver se estão bem e contemplar o milagre da natureza! Há que saber esperar! A natureza sabe o que faz! Não tarda e os morangos estarão pintados, as batatinhas crescidas e esta chuvinha vai amaciar as couves e deixar mais tenras as ervilhas e as favas…

Assim que o tempo pintar os morangos levo-lhe um cestinho à escola. Dizia-me, enquanto noutro canto da horta Dona Matilde apanhava alfazema e explicava aos pequenos que podiam metê-la nas gavetas da roupa para que esta ficasse cheirosa…


 
Despedimo-nos sem ver os animais pois estava quase na hora de almoço, mas vamos voltar.

Prometemos aos nossos novos amigos que os ajudaríamos a apanhar as batatas e ainda não vimos os animais da quinta. Bom, já conhecemos as ovelhas e as cabras que costumam passar em frente à escola a caminho do pasto e o burro Roberto que cumprimenta todos os que passam no portão com zurros delicados. 

- Hoje foi dar uma ajuda no campo da minha Comadre. Da próxima vez que vierem os meninos podem montá-lo. É um burro muito doce. Disse a Dona Matilde.

E eu digo que é verdade que já lhe vi os olhos!




3 comentários:

Ana Paula disse...

Como explicar o quanto a admiro por ser como é e como transmite a sabedoria e o amor pela natureza.
É um encanto e um encantamento para as crianças.
É um privilégio conhecê-la.
Que mais dizer...parece saída de um conto de fadas.
Porventura, a professora Teresa não terá nascido dentro de uma história?
Beijinhos.

Diana disse...

Sem dúvida um belo passeio para se fazer, eu que o diga que fui nascida e criada por estes campos e nessa mesma quinta brinquei eu muitas vezes, já o srº Abilio e a dona Mtilde faziam essa horta, como me lembro e tão boas recordações guardo eu desses tempos...
Muitas mudanças aconteceram desde então, fico orgulhosa por ver que também a Prof. desperta nos meninos este gostinho pelo o que de tão belo a natureza nos oferece.
Adoro passar sempre por aqui e ver quanta magia existe neste Blog um bem haja a si Prof. Teresa por ser assim beijinhos grandes.
e como disse e muito bem a leitora anterior "A Teresa não terá nascido dentro de uma história?"

joanacruz disse...

Concordo inteiramente com os comentários anteriores...nascida de uma história e a contar sempre histórias.. estes meninos a brincar, a passear estão a aprender.


Bem...pelo menos estão a ser preparados para quando entrarem num super mercado saberem a proveniência dos produtos:)

Muitos beijinhos

Joana Cruz