sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SONHOS NUNCA VISTOS

O que mais me fascina nos meninos é a sua capacidade de fazer sonhos!

É que os meninos sonham sempre sonhos nunca vistos.

E tenho muita pena que alguns adultos não se esforcem para conseguir ver com olhos de meninos ou através deles as maravilhas do mundo e da vida.

Asseguro-vos que os dias passados no Jardim-de-infância são sempre surpreendentes por mais vulgar que possa parecer a atividade.

Numa destas tardes fazia um sol esplendoroso resolvemos pegar então nos fiozinhos de sol e começar a tricotar a tarde…

Saímos da sala porque em tardes assim ficar fechado entre quatro ou quantas paredes sejam é absolutamente proibido. Um dos meninos chamou a atenção de todos para o sinal de trânsito colocado mesmo em frente à escola, o sinal de perigo que indica proximidade de escola para nós adultos porque a leitura dos meninos embora signifique o mesmo é bem mais fascinante. Para os meninos o sinal lesse;” Cuidado carros que os meninos vão contentes para a escola”!

E o Pedro apressa-se ainda a explicar que se vão a correr é porque vão contentes se assim não fosse iriam devagar! E eu a pensar que conhecia o código da estrada e afinal cheguei à conclusão que nunca tinha olhado para o sinal com atenção!


 O muro da nossa escola estava nesta altura quase careca, mas entre as placas de ardósia de que é feito os meninos conseguiram ver umas quantas lagartixas fugidias que tal como eles desfrutavam do maravilhoso sol de inverno…

Os pássaros apreciavam também a tarde ora cantando ora discutido por um lugar num ramo mais perto do sol…

O som que anunciava a passagem do comboio fez as delícias dos meninos que pediam que fôssemos até á estação com um pouco de sorte podiam vê-lo mais de perto…




Mas tal não aconteceu. O próximo comboio a parar na estação era para o Porto, mas demasiado tarde para o nosso tempo. Visitamos a estação, infelizmente desativada. No seu interior só funciona o bar onde e graças à gentileza da Dona Joana os meninos tivera direito a rebuçados. Já de regresso ainda passamos pela paragem de autocarros e descobrimos que não havia nenhuma carreira para a nossa escola!


 Na sala de aula os meninos desenharam os comboios…

Ao olhar os desenhos tive a certeza que os meus olhos não conseguiram ver o mesmo que os meninos…
Comboios mágicos com pernas que levam pessoas de sorrisos largos…

Comboios que parecem voar nas nuvens sobre carris de arco-íris. Foi então que pensei na sorte que tenho em ter os olhos dos meninos.

3 comentários:

Diana disse...

Os olhos das crianças conseguem ver toda a beleza das coisas, às quais nos adultos , não conseguimos ver, como costumo dizer que a inocência de criança nunca mais conseguimos recuperar, apenas ver a beleza das coisas através dos olhos das mesmas.
E como é bom passear debaixo do sol de Inverno!!!
A semana passada aproveitei esse mesmo sol e dois dias seguidos eu e a minha filha fizemos o percurso casa escola, a pé, e que bem que soube.
Temos de saber aproveitar estes pequenos momentos que nos fazem tão bem e os nossos principes e princesas adoram.
Beijinhois prof.

P.S: Cuidado professora com as fotografias, pois existem pessoas que não sabem compreender as coisas de crianças ;)rsrsrs

marta disse...

.

joanacruz disse...

"...resolvemos pegar então nos fiozinhos de sol e começar a tricotar a tarde..."

Sem dúvida, Teresa, você tem uma forma tão bela de transmitir o vulgar!

Quanto aos sinais de trânsito...tenho que admitir que é bem mais interessante a interpretação dada pelas crianças!

Muitos beijinhos e nunca deixe de escrever.