segunda-feira, 21 de junho de 2010

A menina que não queria ser princesa!





Conseguem imaginar um mundo sem histórias?

O que torna mágica a nossa existência, não será a nossa história? Única, irrepetível… Não será o nosso mundo feito de histórias deliciosas? A minha, a tua, as nossas, as vossas…

Histórias que se cruzam por vezes, vá-se lá saber porquê!

Histórias que melhoram a nossa história, que nos fazem sentir mais especiais, que nos abrem sorrisos rasgados, nos fazem esbanjar ternuras, nos mostram que a vida vale mais a pena. Histórias de sonhos, que quando se tornam reais, são ainda melhores do que sonhamos! Dos muitos pedacinhos de histórias que fazem a minha história, porque confesso, quando se trata de histórias, não sou nada esquisita!

Lembro com uma ternura enorme, uma história, contada pela minha avó Emília. Era a história de uma menina que se cansou de ser princesa!

A história começava com a menina princesa a chorar desalmadamente na torre do seu belo castelo. Então, aparecia um lindo pássaro azul, que vinha como que em socorro da bela princesa. Aliás, quando conseguiu enxugar as lágrimas e olhar o pássaro azul, a princesa jurou já tê-lo visto outras vezes, cantando no arbusto mais belo do Jardim!

- Talvez eu já tenha estado aqui outras vezes, cantando para ti. - disse o pássaro azul.

- Eu apareço sempre que alguém precisa de mim. Mas conta-me, o que tanto te aflige?! - A menina princesa, contou então ao lindo pássaro azul, porque estava tão triste… Era a princesa herdeira, todos esperavam que fosse bem comportada. Que sorrisse, mesmo que na sua alma morasse a mais profunda das tristezas! Que chorasse, se a situação assim o exigisse, mesmo que nada sentisse, o importante era que todos pensassem, que as lágrimas eram verdadeiras. Mas o pior, era ter de fazer tudo o que lhe mandassem!

Ela, que sempre fora mal mandada! Ela que segundo a Mãe, só gostava de fazer o que nenhuma princesa pode ou deve fazer. Coisas como, subir às árvores, andar descalça, falar com todas as pessoas, fazer o que o seu coração lhe mandasse, e não o protocolo, que para quem não sabe, é uma coisa que só serve para complicar e tirar o sabor á vida!

A culpa, disto tudo, era dos livros que o rei, seu pai, tinha permitido que lesse. Dizia, a rainha furiosa:

- Eu bem sugeri que a proibisse de entrar naquela maldita biblioteca! - Acrescentou!

-Disparates, minha querida, ler, vai fazê-la melhor princesa!

E como tinha razão o senhor seu pai.

Os livros, tinham-na feito, viajar, conhecer outros mundos, outras culturas, outros universos, tinham-na feito sonhar e inventar sonhos, e só quem inventa sonhos, consegue perceber melhor os sonhos de outros. Sim, porque os sonhos, aumentam a qualidade da alma, fazem transbordar o coração de bondade, e estes serão os requisitos para se ser uma verdadeira princesa.

Mas também as princesas têm direito a escolher o que fazer da sua vida. Para que a sua história, seja uma história feliz, pelo menos, enquanto assim quiserem!

Nunca soube se a princesa, chegou a reinar, mas sempre tive por ela grande admiração. Como admirava o seu reino interior! E não será esse o melhor reino das histórias?



Aquele que existe, dentro de cada um de nós?!

2 comentários:

Anónimo disse...

Claro que chega a reinar!!
Toda a princesa tem o seu reino quer queira ou não!!!
Agora a maneira de reinar é que difere!
Tu não reinas através da tua "palavra escrita"?? Da tua poesia??
Vês!!!
Cada princesa tem um reino!
BASTA SER PRINCESA!!!
eu

Anónimo disse...

Esqueci:
É o reino que existe em ti.
O reino da palavra, do sentimento...