quinta-feira, 11 de outubro de 2012

FADAS À CHUVA




(PARA SER LIDO SÓ POR QUEM ACREDITA EM “COISAS QUE NÃO EXISTEM, MAS QUE HÁ!”)




Aqui na sala temos uma especial predileção por Fadas e tudo o que tem asas!


Bom, por quase tudo!

E foi quando pedi aos meninos que desenhassem o que viam para lá da janela. Sim, eu disse para lá da janela. Não disse, o que viam da janela ou pela janela! Que descobri sobre Fadas e seus voares coisas curiosas e maravilhosas.

Normalmente, os meninos falam do seu desenho à turma, mas desta vez e depois de todos terem terminado. Coloquei os desenhos um por um num cavalete, pedi que imaginassem um quadro de um pintor, no caso o pintor seria o menino que fez o desenho. E só ele não podia comentar o “quadro – desenho”, até que toda a turma o fizesse. 

Tínhamos então um quadro que pintava qualquer coisa para lá da janela…

E foi no quadro da Filipa que a Dalila viu uma Fada à chuva!

Para logo ouvir dizer que as Fadas não podem andar à chuva porque as asas ficam pesadas e molhadas!

Mas se apanharem um pássaro já voam! E ao que me explicaram os meninos, “apanhar um pássaro” é aqui como que apanhar um avião! A Fada agarra-se às patas do pássaro e este tapa-lhe as asas com as suas asas! Também há Fadas que têm amigas Bruxas. Assim sendo, sempre que chove e as Fadas querem passear, ir às compras ou visitar as amigas, pedem à Bruxa sua amiga a vassoura emprestada. Porque toda a gente sabe, que as Bruxas não gostam de sair à chuva, pois com chuva os feitiços de Bruxa não pegam?!

E quando uma Bruxa se constipa não pode tomar xarope das abelhas, (mel),porque como tão bem é sabido, as Bruxas só ficam boas com xaropes que picam! Boas da gripe e constipações, entenda-se!

Por tudo isto outro remédio não resta às Bruxas, mesmo que sejam boas, que emprestar as vassouras às Fadas sempre que chove. Uma vez sentadas na vassoura, as Fadas abrem o guarda chuva para proteger as asas e também para a vassoura ficar mais bonita e bem disposta!



5 comentários:

Sílvia Mota Lopes disse...


Eu acredito em fadas!
Elas são muito especiais...
Teresa obrigada por partilhares esse mundo tão mágico!!!
beijinho grande :)
em breve vou dar novidades!

Pais da Filipa Costa - mfacosta18@gmail.com disse...

Boa noite,
É só uma questão de imaginação e a das crianças, felizmente, não tem limites...
Pais da Filipa Costa

Diana disse...

Eu também acredito e já ouvi falar muito nestas fadas dos meninos, foi um passarinho que me contou!

Júlia disse...

Agora percebo porque ficam tão irritadas as Bruxas com que me cruzo nos dias de chuva! Não conseguem que os feitiços malvados peguem, pois está claro!
As coisas maravilhosas que se leem por aqui.

E já me esquecia de dizer-te, como foi bom encontrar-te sem combinações e saber que continuas a rapariga cheia de convicções de sempre!
Beijinhos querida amiga.

Ana Paula disse...

Eu acredito! Eu acredito!
Acredito que a professora Teresa é uma, grandiosa, fada.
Sim, sim, acredito mesmo!
Acredito em fadas, duendes,...
Tenho mesmo, mesmo, que ir aí brevemente.
Posso ir vestida de fada? talvez fique melhor de bruxa, quem sabe? Porém, não quero assustar os meninos.
beijinhos.