terça-feira, 17 de maio de 2011

Plantas do Nosso Muro

Há um ano atrás a convite do Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, eu e minha muito amiga Umbelina estávamos completamente embrenhadas e deliciadas, num projecto que tendo por base o conto de Sophia de Mello Breyner Andresen, A menina do Mar, levou meninos, comunidade e a nós educadoras a conhecer a biodiversidade dos ecossistemas marinhos.

Para além das descobertas e do gozo que o projecto nos deu, este valeu-nos ainda um primeiro prémio a nível nacional. Mas acreditem, o prémio foi de tudo o menos importante comparado com o que aprendemos e nos divertimos.

No final do ano lectivo com a minha mudança de escola o projecto teria de terminar para mim, afinal a minha actual escola fica na serra de Santa Justa, o mar azul ficaria não muito longe é certo, mas agora o mar dos meus dias era bem verde!

Confesso, levei algum tempo a habituar-me à minha nova casinha e mesmo ao verde circundante, mas tinha prometido a mim mesma que inventaria uma forma de continuar no projecto e contagiar os meninos, porque sem eles perderia todo o interesse e graça.

Começamos por aproveitar as mais-valias da tecnologia. Os meninos de Vila Chã e Valongo conheceram-se através de vídeo-conferência, fomos trocando interesses e mimos, trocas que acontecem sempre á sexta-feira.

Trabalhei o conto da Menina do mar e se bem se lembram todos os que o leram, há um dia em que a Menina do mar visita a terra dos homens dentro de um balde, pelas mãos do seu amigo e é nessa altura que vem a Valongo conhecer o nosso ecossistema.

Apesar das devidas diferenças e após a nossa visita à praia, descobrimos nos nossos passeios e com os olhos postos no nosso muro, que existem plantas aqui na serra muito parecidas com as da praia. De algumas até já sabemos o nome, graças ao guia de campo oferecido pela Rosário, (Bióloga coordenadora do projecto do Centro de Ciência viva em Lisboa). Aqui no Jardim da Estação, esperamos ansiosos os nossos amigos da praia para a semana da Ciência e Poesia. E devo dizer que pela parte que me toca, este projecto tem muitos mares para navegar….

Neste pequeno vídeo estão algumas das plantas do nosso ecossistema para que possam conhecê-las também! E já agora, o endereço do blogue que construímos para o projecto. Se quiserem saber mais sobre os mare que nos habitam.

http://beijinhosdomar.blogspot.com/



3 comentários:

Anónimo disse...

Lindo trabalho como sempre......
.....,,,, e a história continua!!!

Eu

Rosa Maria disse...

O Natal é quando um Homem quer e a nossa imginação também nos leva onde queremos. Haja vontade em querer.

joanacruz disse...

Parabéns pelo seu trabalho.
Já agora, adorei a música, não conhecia.

Joana Cruz