quarta-feira, 25 de maio de 2011

TERRIVELMENTE PEQUENOS...



Terrivelmente Pequenos

Oiço com frequência colegas a queixar-se que os miúdos são terríveis, que não conseguem estar quietos, que são mal-educados, que não cumprem as regras, etc. …

Talvez quisessem os meninos com um botão incorporado para ligar e desligar a seu belo prazer! Isso dar-lhes ia o direito de ser terrivelmente maçadores, terrivelmente, ignorantes, terrivelmente ditadores e outros “terrivelmentes”, cuja lista não teria fim, sem serem contestados e sobretudo, para usar a palavra de que tanto gostam, desautorizados!

Com frequência vejo nas paredes das salas de aula, quadros com uma série de regras de conduta que lamentavelmente só são para aluno cumprir!

Na maioria dos quadros a primeira regra é:

- Não gritar na sala! Parece-me bem, gritar danifica as cordas vocais, faz subir a tensão arterial, provoca graves lesões no sistema nervoso central e faz ruído, muito ruído, que contribuí inevitavelmente para um processo acelerado de surdez!

Outra regra interessante é; não falar alto! Claro que falar alto é sempre muito relativo, mas dentro da relatividade convém ser explícito o suficiente para não induzir ninguém em erro, pois numa dessas salas onde esta regra está escrita já ouvi o professor pedir ao aluno que falasse mais alto para se fazer ouvir!

Na maioria dos casos as regras são tantas e tão ridículas que certamente dariam um tratado!

E não pensem os poucos que se dão ao trabalho de me ler que sou a favor da ausência parcial ou total de regras! Nada disso! Costumo até dizer, que na minha sala há democracia, mas que não permito infanto-cracias com maioria absoluta! O que devemos ou não fazer dentro da sala é decidido por todos, fica claro que quem tem direitos tem deveres.

Dentro da sala, podemos gritar de alegria e falar bem alto que gostamos uns dos outros, é obrigatório ser gentil, ajudar quem precisa, mesmo que seja ajudar um colega a comer o lanche, porque às vezes estamos sem apetite e podemos partilhá-lo com quem tem mais fome. É também obrigatório distribuir sorrisos várias vezes ao dia, fazer perguntas sobre tudo e mais alguma coisa.

Os meninos conhecem os limites que combinamos e sabem que desde que esses limites não limitem nem prejudiquem ninguém, podem e devem de quando em vez ser sem limite e levados ao limite.

Mesmo quando levados ao limite os limites são iguais para todos, independentemente de ser criança ou adulto. Na minha (nossa) sala, não quero quadros de proibição, sejam com letras, bonecos ou bolas, as regras existem e são sempre flexíveis tendo em conta a felicidade de todos a sensibilidade e o bom senso.

Eu sei que há meninos difíceis, mas provavelmente sem eles nunca questionaríamos a nossa prática pedagógica, nunca os nossos limites seriam testados, nunca perceberíamos que somos capazes de ultrapassar todos os limites, mesmo os nossos…

3 comentários:

Anónimo disse...

OK.!!/()&%$#=%$#"!

Tu escreves! e escreves com todos as teclas...e BUÉ de BEM!!!!

E....FOGO (para na dizer palavras que na se usam).....acertas sempre na """"problemática""""...
EU...sou a 1ª a gritar..não que queira..mas tenho vozeirão...
sou a 1ª a correr na sala..dá-me GOZO!...
sou a 1ª a atender o telefone..pode ser o Pai Natal.... sou a 1ª rir alto....tudo me faz feliz..
sou a 1ª a destribuir o Pão escuro que mindinha teima em enviar pq faz bem a não sei quê...
Adoro a sala como uma feira sem POLICIA.....tudo se organiza na confusão...
todo o ...mundo ....trabalha...feliz.....todo o pessoal CRESCE!!!!!!!
EU
..e obrigada pq realmente nós fazes PEEEEEEnnnnnnnSSSSSSaRRRRRRR

Anónimo disse...

AI..Teresa..continua a tocar nos corações que é bem necessssssssário!!!!
EU
(outra vez)

Anónimo disse...

AI!..esqueci de te dizer...se não falam alto...como vou ouvir?????
Tou sempre a pedir:::: Ha!Ha!..fala mais alto!!!!!!
AH! AH! AH!

esta era para tu sorrires...
EU

.....o eu vai trabalhar até aos 70 anos.....feliz!