domingo, 5 de dezembro de 2010

HISTÓRIA...mal contada




História Mal Contada

Já se sabe que quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto. E mal não haveria em acrescentar vários pontos se não fosse de rigor histórico que falo.

Sempre que se fazem visitas com as crianças nós professores, contamos com a ajuda do serviço educativo dos locais que vamos visitar, sejam museus, castelos, parques, reservas naturais… O processo é simples, marca-se a visita, refere-se o número de alunos e faixa etária e o que se pretende visitar.

Normalmente são facultados pelo correio, ultimamente também electrónico, vários prospectos com informações que pouco ou nada acrescentam ao que já sabemos. Chegados ao local, aparecem uns rapazinhos e rapariguinhas muito simpáticos, mas geralmente com pouca fluência vocabular e o mais grave, cheios de incongruências históricas.


Sim, eu sei, são normalmente alunos estagiários a quem se paga menos, mas convenhamos que ninguém devia ser pago para dizer disparates e induzir as crianças em erro! Foi precisamente o que aconteceu com uma turma do quarto ano de uma escola que conheço. As crianças deslocaram-se a Guimarães onde visitaram o Castelo e o Paço dos Duques.


A visita decorreu normalmente ao que me foi contado. Já na sala de aula as crianças terão feito o registo escrito da visita sobrando para trabalho de casa fazer um desenho sobre a mesma. Ora para meu espanto, uma das alunas desenhou o Rei D. Afonso Henriques combatendo com uma espingarda. Apesar de ter visto a estátua do Rei com uma enorme espada a menina explicou que no Paço dos Duques havia várias espingardas que o guia garantiu terem pertencido a D. Afonso Henriques.

Ora também a mim me parece lógico que se havia espingardas que matavam mais e mais depressa, o primeiro Rei de Portugal devia ser muito estúpido, pois insistia em usar a sua pesada espada!

Sem comentários: