sábado, 27 de fevereiro de 2010

O MEU AVÔ MIGUEL


Gosto de pensar que o meu MAR é feito de pedacinhos de muitos MARES, de todos os que para mim têm ou tiveram importância.


Como o mar do meu avô Miguel…


Meu avô que tinha fama de ter sido severo com os filhos, mas que se derretia em ternuras com os netos. Meu avô sabia que todas as ternuras do mundo, não são exagero, e todo ele era um mar de ternura.


Adorava contar-me a sua história preferida, a história de amor entre ele e minha avó.Por ter escolhido casar com minha avó, meu avô foi deserdado pelo pai. Algo de que ele não parecia importar-se, costumava dizer ,que felizmente ninguém pode deserdar-nos das nossas memórias. E que essas são as que verdadeiramente importam.


Ele e minha avó viveram uma bela história de amor Que durou 68 anos! Durou, digo eu, pois um dia destes quando o visitei, disse-me , que apesar de minha avó ter partido continua a amá-la como sempre… e grande deve ter sido o amor de quem ama sempre e para sempre!


Para meu avô eu sou a “Teresinha”, a quem ainda hoje gosta de contar histórias…
Quando o visito, e visito-o menos do que devia, tem sempre montes de histórias para me contar… e lembrar…e é tão bom mergulhar no mar de memórias que naveguei com meu avô!


Lembro o pânico de minha avó quando ele resolvia nomear ,um tal senhor de Santa Comba. Meu avô detestava-o ,e eu pensava que esse tal senhor devia ser mesmo má pessoa, pois se nem o meu avô gostava dele!


Lembro, como lhe devo parte da minha paixão pela leitura. Das horas que passamos a ler e a discutir sobre o que liamos, ás vezes , nada de acordo um com o outro.


Lembro os nossos passeios ,pelas vinhas, onde tentava ensinar-me a enxertar uma videira, mas o que transparecia era o seu amor infímo pelo Douro, pelo seus cheiros pelas suas cores.


Ou dos passeios pela planície Alentejana quando costumava visitar-nos.
E ainda dos passeios á beira mar….


Passeios que costumavam durar horas, onde me contava histórias de sereias e onde eu gostava de sonhar-me uma delas!


Hoje no pensamento, no coração, visitei-o. Meu avô faz 97 anos, ficou feliz por me ver, e eu feliz por poder ouvir mais uma história…

Sem comentários: