domingo, 3 de janeiro de 2010

Bolachas no Chá


Uma vez por semana, a minha Avó Mila, recebia as amigas para o chá… na mesa da sala verde, (a sala dava para o jardim, era por isso que se chamava verde), a toalha de linho bordada, com guardanapos do mesmo, ia ganhando cores…

Ninguém punha a mesa como a minha Avó. Escolhia do louceiro o serviço de chá, quando eu estava lá em casa, punha o simplesmente branco com flores silvestres pintadas, sabia ser o meu preferido …Este era disposto na mesa de forma ordeira e estudada, simetricamente eram colocadas as colheres os guardanapos, e o açucareiro com açúcar aos cubos, depois os pratos com pãezinhos, bolachas de manteiga e passas ,bolo, a manteiga, as compotas ,queijo, fiambre…e tudo que levam as mesas do chá .


Mas ainda faltava o toque da Avó, quando já tudo estava colocado, salpicava a mesa com flores ,pétalas de rosa, dália, malmequeres(os que eu mais gosto), ou amores-perfeitos, como ficava linda a mesa …e cheirosa! Depois escolhia os livros que leriam nessa tarde, umas vezes poesia outras prosa . Ás vezes só tagarelavam, quando estava bom tempo iam até ao jardim ver as flores, flores que segundo a prima Júlia, a prima mais velha da Avó, eram únicas ,tão bonitas, que não havia jardim assim nas redondezas… e eu pensava que não devia haver mesmo um jardim tão bonito como o da Avó, pois se até a amiga Tininha que era pintora, já o tinha guardado numa tela cheia de cores!


Mas o que eu gostava mesmo era da hora do chá. Do chá e das bolachas…A Avó ensinou-me a molhar as bolachas no chá, e ria-se quando eu enchia a chávena de bolachas molhadas…Agora querida, dizia, vais tomar bolachas no chá! Lembram-se, do serviço de chá simplesmente branco com flores silvestres pintadas? Pois um dia quando já nem me lembrava dele, minha mãe, trouxe-o numa caixa ,pois tinha sido desejo da Avó que eu ficasse com ele! Minha Avó lembrou-se de como eu gostava de chá, e eu lembrei-me de como gostava da minha Avó Mila!





2 comentários:

Anónimo disse...

Texto comovente e muito bem conseguido.

Anónimo disse...

comovente e belissimo.
Aliás, ete blogue está de uma leveza e ternura maravilhosas.
Parabens, cara colega!