sexta-feira, 5 de julho de 2013

PEIXES E MELROS NO JARDIM





...que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc.
Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.





Quem costuma passar por aqui já percebeu que temos um jardim onde acontecem coisas fantásticas. Talvez aconteçam coisas fantásticas noutros jardins, mas só posso falar das que acontecem por aqui.

E nesta semana de aulas que encerra hoje mais um ano letivo, as coisas fantásticas foram mais que muitas. Bom, foi um ano de coisas fantásticas… 

Começamos a semana a imitar os peixes. O calor intenso e imenso que se faz sentir, fez aparecer no jardim muitos peixinhos que passaram os dias em mergulhos e piruetas dentro da piscina. Não sei bem se tínhamos no jardim, um condomínio com piscina ou uma praia improvisada. Era como nos apetecesse e dava mais jeito aos peixes, ora eram peixes de água doce ou salgada. A verdade é que ficamos fresquinhos e nos divertimos imenso.

Mas falta falar da parte em que os peixes se misturam com os muitos melros que povoam as árvores do nosso maravilhoso jardim.

Numa brincadeira com bola descobrimos um ninho de melro numa das árvores.

E encantamento dos encantamentos, o ninho tinha três ovinhos. Para nossa surpresa era o pai que chocava os ovos! As fêmeas de melro são cinza acastanhado e não têm o bico amarelo.

Admiramos a magnifica arquitetura do ninho e fomos investigar sobre melros nos livros.

Sabíamos que em breve nasceriam os melrinhos e para não assustar os progenitores, eu fazia a monitorização diária do ninho e dava conta de novas aos peixinhos, (meninos). Tudo com muito cuidado, para deixar a natureza seguir o seu curso. Das primeiras vezes o pai melro ficava nervoso, mas depressa percebeu que só queríamos encantar-nos com o milagre da vida!

Ontem, depois destes dias de observação e espera, quando me aproximei do ninho vi o pai empoleirado numa pontinha deste, saltitou e cantou como se quisesse anunciar-me a boa nova! Um dos filhotes já tinha nascido! Tão pequeno e frágil mexia e esticava o pescoço como se tentasse chegar ao sol! Fiquei tão emocionada com o privilégio que corri a contar aos meninos. Ao final da manhã já havia outro irmão. O terceiro ovo só eclodiu hoje a meio da tarde. E partimos agora para férias com os olhos cheios de encantamento e maravilhamento. Todos com outros jardins à espera…


 



2 comentários:

Lídia Borges disse...


Um milagre para quem orienta o olhar na direção do essencial, do belo. E que falta faz educar para a sensibilidade num mundo que se revela tão voltado para o "material"

Desejo a todos umas férias o mais perto possível das coisas bonitas que a vida tem.

Um beijo

Rita Freitas disse...

A beleza da natureza que nos esquecemos que existe.
Mas basta saber olhar para ela para encontrarmos paz.
Gostei imenso desta lufada de vida para além da "nossa" vida.

Beijinhos e boas férias