quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O DIA EM QUE OS MENINOS PUDERAM BRINCAR NA MINHA ESCOLA





Há coisas engraçadas, já tinha falado aos meninos de como era a minha escola primária, como se chamavam as minhas professoras e falei-lhes sobretudo de Dona Laura. A professora maravilhosa que nunca esquecerei. Dela, guardo a ternura e meiguice que tinha sempre para com todos os meninos, mesmo quando fazíamos os maiores disparates. Porque afinal, fazer disparates é próprio de meninos e muito criativo…

A minha sala de aula era exatamente igual à que encontrei hoje pela manhã, no núcleo de exposições da Fundação Alord. E eu e os meninos pudemos fazer uma viagem ao meu passado escolar. Graças à boa vontade da Rosário, nossa amiga Bibliotecária, os meninos experimentaram ser alunos e professores de outros tempos.

E eu lembrei do fascínio que era ter Dona Laura como professora…
Por momentos pareceu-me ouvi-la:
- Está um dia de neve lindo!
- Falem-me da neve. Mas por favor, não me digam, que é branca, fria…
- Não quero ouvir sobre a neve aquilo que já sei. Voem meninos, voem!



5 comentários:

Anónimo disse...

A minha primeira escola também era com essas mesas.Eu andei numa escola primária em Lordelo será que alguma dessas mesas era a minha?

Lídia Borges disse...


É bom regressar, não a essa escola tradicional e ultrapassada, mas à infância e ao sorriso de uma professora que se guarda no coração.

Curiosamente chamava-se Dona Laura a minha professora, de cabelos branquinhos, que me levou a querer ser como ela e a dedicar a minha vida ao ensino, às crianças.

Um beijo

Diana disse...

Devia ser uma professora maravilhosa a Dona Laura, pois adorava ver os meninos voar. Também a minha professora primária era uma pessoa fantástica, lembro-me como se fosse hoje de como ela adorava o Carnaval e todos os anos se mascarava como se fosse uma de nos, guardo boas lembranças dela, uma pessoa extraordinária! Assim como me parece que era a sua professora primária...
Saudades desses tempos... Fiquei nostálgica

xn disse...

De certeza que vai ser essa recordação maravilhosa queos teus alunos vão ter de ti!
A minha Joaninha está aqui ao meu lado a perguntar por que não foi ver essa exposição.
bjinhos com muita pena da minha filha não ter sido tua aluna.

Mar Arável disse...

Uma ternura