quarta-feira, 18 de abril de 2012

LUGARES INESPERADOS E PALÁCIOS QUE ESTÃO AINDA POR EXISTIR



Quando entrei na sala esta manhã, estava longe de imaginar que daí a minutos viajaria até ao Japão com os meninos!

E a culpa foi do meu caderno! Quer dizer, o caderno não teve culpa de nada coitado! Estava bem quietinho na secretária, mas a capa do caderno suscitou a curiosidade dos meninos que olhando para a imagem se perguntavam, de onde seriam estes palácios.


 
- Vê-se logo que são palácios da China! Dizia a Bruna.

- Do Japão! Afirmava convicto o Gonçalo.

Os meninos olharam para mim esperando que desse razão a um dos dois. Apesar dos meus parcos conhecimentos em arquitetura do Oriente, eu sabia que os palácios e templos Japoneses e Chineses eram muito parecidos. Sendo que foram os Japoneses a inspirar-se nos Chineses. Mas como calculam, aos meninos isso não interessava grande coisa. Por isso, pegamos no globo terrestre e chegamos à conclusão que a China e o Japão nem ficavam assim tão longe… Talvez fosse essa uma das razões porque eram os palácios tão parecidos.



 
- A China é maior, deve ter mais palácios! Constatou o Pedro.

- Mas afinal são parecidos. Disse contente a Bruna.

E foi assim que os meninos se puseram a desenhar palácios de lugares inesperados e distantes e que ainda estão por existir.

Ou não?!









4 comentários:

luisa disse...

Cada vez me sinto mais satisfeita por saber que a minha filha Rita ter uma GRANDE EDUCADORA.Cada vez que visito o seu blog também eu viajo sem sair da minha sala,por isto o meu muito obrigada por ser assim.

Júlia disse...

LUZINHA,

Acho que por tua causa estou a ficar viciada nisto dos blogues!

Eu leio-te e penso; desta vez não vou comentar. Mas não consigo.

É impossível passar por aqui e ficar calada. Cada coisa que escreves é mais fascinante que a anterior. Sim está bem, pertenço ao teu clube de fãs. E depois?

Conheço-te de “ginjeira”, sei o ser humano fantástico que és e do teu fascínio e paixão pela vida e pelas coisas. E ao que leio não sou a única! E os meninos? Eu sei o que gostam de ti!

Acho mesmo que tens uma poção mágica para os enfeitiçar.

Já sei que corro o risco de não publicares o comentário! E se o fizeres sei o que vais dizer! Tens defeitos e há quem faça bem melhor que tu!

Até acredito que sim! Mas eu tenho pena, não conheço!

Quem é que da capa de um caderno se lembraria de levar os meninos até à Ásia?! E quantos iriam deixar os meninos arquitetar tão maravilhosos palácios? E nota-se o teu fascínio em cada linha que escreves e em cada cor dos maravilhosos palácios pintados pelos meninos.

Bolas! Fartei-me de escrever!
Mas tu mereces!

Beijos Amiga!
Júlia

Ana Paula disse...

Fez-me ganhar asas e voar até o Oriente.

Magnífica a Teresa. Magníficas as crianças.

joanacruz disse...

A "poção mágica" que utiliza para enfeitiçar as crianças, pelos vistos, resulta também nos pais das mesmas, ou pelo menos em alguns...
É formidável a forma como as suas aulas são orientadas e encaminhadas...
Você aplica uma potente "poção mágica" em que utiliza as doses exactas de imaginação, criatividade,conhecimento e encantamento deixando-se conduzir pelas suas crianças nas vossas fantásticas viagens!
Adorei!
Bjs :)