segunda-feira, 12 de março de 2012

ONDE MORAM OS POETAS?







A verdade verdadinha é que ninguém sabe ao certo onde moram os poetas…

Bem, a verdade é que todos sabemos que os poetas moram nas histórias! Ao certo só não sabemos em qual história! É que os verdadeiros poetas nunca moram muito tempo na mesma história.

Se agora estão numa história de fadas demoram-se por lá pouco tempo, pois já estão com um dedinho numa história de príncipes e princesas e com a cabeça desenhando o sol ou a lua ou estrelas, o que seja, numa outra história.

E está poeticamente provado que só os verdadeiros poetas saem das histórias. Por tempo muito limitado é certo, é que se há coisa que os verdadeiros poetas não gostam é de andar atrás do tempo que lhes fazem perder e que precisam para entrar noutra história. Mas dizia eu que de quando em vez, os poetas a sério acedem a sair das histórias para se juntar a outros poetas…

Pois só os verdadeiros poetas sabem que a “liberdade e a poesia se aprendem com as crianças”!

Talvez só por essa razão o poeta, José Fanha, tenha por uma tarde saído de uma das suas histórias e visitado a nossa escola.

E se dúvidas houvesse se estaríamos de facto na presença de um verdadeiro poeta, os que o ouviram e leram dentro das histórias, resolveram atribuir-lhe a medalha dos poetas. Três malmequeres bem coloridos e cheios de pólen de poesia. Só mesmo para quem merece, porque ninguém consegue enganar os verdadeiros especialistas em poesia- Os Meninos!

E claro, tal como apareceu o poeta desapareceu rapidamente no meio de uma outra história.
Nem tivemos tempo de agradecer-lhe…

Mas como “os poetas são como os pássaros que chegam não se sabe de onde nem quando…”


1 comentário:

xn disse...

Tu desculpa o meu descuido... Sabes como sou, sempre atarefada com isto ou com aquilo...
Mas prometo oferecer-te um lindo ramo de três malmequeres,porque tu realmente mereces! És uma verdadeira máquina de fazer histórias.