segunda-feira, 15 de julho de 2013

UM GATO NO SOFÁ DA BIBLIOTECA





O gato de que falo é nem mais nem menos, o “Bigodes de Arame”.

Apareceu esta manhã na sala de aula enquanto eu arrumava os armários e os restos de ternura que ia apanhando aqui e ali…

Entrou pela porta da varanda. Confesso que não tinha dado por nada até tropeçar numa bola macia e fofa. Depois dos cumprimentos foi instalar-se no sofá da biblioteca e aí ficou toda a manhã enquanto eu e a Joaninha continuávamos a arrumar.

Por momentos senti-me tentada a trazer o “Bigodes” para casa!
Já moram cá em casa dois gatos…

Talvez houvesse espaço para um terceiro. Haveria certamente, mas o Bigodes é um gato vadio! Aquilo que um gato deve ser na essência. Livre para fazer o que lhe apetece, quando lhe apetece. Claro que ser gato de apartamento podia dar jeito. Comidinha a horas, cama fofa, quente ou arejada, dependendo da época do ano. Com direito a passar alguns dias na praia durante o ano ou a viajar até ao Douro algumas vezes.

Mas não, apesar dos mimos e afagos, não me parece que o” Bigodes” trocasse a sua vida de incerteza e aventura pelo conforto de um apartamento ainda que de seis assoalhadas!

A verdade é que fico com pena que não more mais perto cá de casa. Tanto mais que nem sei se vou voltar a vê-lo. Pois apesar de ainda ter trabalho para fazer na escola não é certo que apareça. E também não sei se volto em setembro. E se voltar, talvez o “Bigodes “ já more num telhado longe de mim!

Bom, talvez seja mesmo melhor ler uns poemas sobre gatos…




1 comentário:

Júlia disse...

Mas que bem instalado está o "Bigodes"!
Agora percebo porque não arreda pé da sala!Se bem me lembro, a tua sala é sempre muito visitada. O que causa umas dores de cotovelo! Ih!Ih!Ih!
Nada que um bom poema não resolva!

Beijinhos Amiga.