quarta-feira, 17 de abril de 2013

ARCO-ÍRIS PARA JÚLIO RESENDE


 Divertimento Infantil - Júlio Resende



O Departamento de artes do Agrupamento de escolas Vallis-Longus, do qual fazemos parte, convidou todos a descobrir o pintor, Júlio Resende.
Tenho de confessar que aqui na sala foi mais uma redescoberta do fabuloso artista plástico que é Júlio Resende.
Os meninos já conheciam ilustrações do artista em aguarelas, num livro maravilhoso com poemas e rimas para a infância de Eugénio de Andrade. Já tínhamos também olhado outras obras, das espalhadas pela cidade. Era imperioso olhar os painéis de azulejo que refletem o olhar do pintor sobre a ribeira. De todas as obras do artista, a “Ribeira Negra” é sem dúvida a mais conhecida. Fotografei-a para os meninos. Queria muito ter passeado pela cidade e juntos termos olhado sobre o olhar do artista, mas infelizmente tal não foi possível. Valeram-nos, os livros, o Google e as fotos que juntei num vídeo.



A obra preferida dos meninos e minha, é o painel que Júlio Resende pintou para a escola Básica Gomes Teixeira, onde aliás foi professor, intitulado, “Divertimento Infantil”.
Depois de redescoberto o artista, pedia o projeto que fosse elaborado um trabalho de tributo ao mesmo, para ser exposto na escola sede, exposição que foi inaugurada na passada sexta-feira e que pode ser vista, das 9,30h às 17,30h, de segunda a sexta até ao final de maio.
Aqui na sala os meninos pintaram o Arco-íris para Júlio Resende.
Na tela, colamos quadradinhos de gesso, pintados com acrílico e goma eva e o resultado, foi este esplendoroso e colorido arco-íris.


Sem comentários: