O melhor dos projetos não é as atividades que desenvolvemos mas o que fica delas!
Há cerca de um ano atrás eu e a minha amiga Alexandra, Professora do Primeiro Ciclo, iniciamos um projeto de leitura partilhada que nos tem levado em algumas aventuras e muitas ternuras.
Inicialmente uniu-nos a paixão pelos livros e pela profissão. Começamos a partilhar leituras ,descobrimos autores, encantadores de palavras e resolvemos partilhá-los com os meninos de ambas as salas. Na altura os meninos da Professora Alexandra tinham entre oito e nove anos e “os meus meninos” três e quatro anos. Devo advertir que tal facto causou logo grande espanto junto dos que só conseguem juntar letras! Um projeto de articulação de leitura partilhada, com meninos, agora no quarto ano, e do Pré- escolar?! Mas se no Pré-escolar os meninos não sabem ler, como será tal coisa possível?!
Leio-lhes ainda a vontade de perguntar se sabe ler a Educadora, não está na sala de aula afinal só para tomar conta dos meninos?!
Noutros tempos com menos anos de profissão confesso que tais observações me teriam deixado irritada, bastante. Mas hoje esboço um largo sorriso, acho que o que gostariam de facto era de ser Educadores de Infância, pois descobriram que aqui está toda a magia e poesia que outros níveis de ensino já não conseguem! Não porque elas não existam, mas só porque muitos não sabem ler!
Provavelmente nunca conseguiram entender para que serve o ensino Pré – escolar e agora, com muita pena minha já não vão a tempo! A tempo de perceber como podem partilhar leituras e ternuras meninos e professores que se divertem, gostam do que fazem e só têm tempo para serem felizes!
5 comentários:
E esse gosto pela leitura que a professora transmite aos meninos, faz com que eles fiquem encantados quando se lhes lê uma historia, a atenção que mostram são todos muito fofos...
; )
O EU
Sempre gostei da "sabedoria popular" e sempre gostei dos seus ditos. Neste caso diria: "De pequenino é que se torce o pepino. Não que a leitura tenha de ser algo imposto (longe disso), mas é sem dúvida uma paixão (como tu a referes) que se cultiva, uma paixão que vai muito além do conhecimento explícito da língua e que faz com que as palavras juntas, mesmo sendo ainda palavrinhas no caso das pequenas crianças, ganhem um outro sentido, um sentido por vezes mágico, que nos faz ter asas e voar.
E não serão as crianças, talvez até as mais pequenas,as que voam mais alto?
Bom dia Teresa
Que bom ter voltado aqui. Confesso que tinha saudades desta "ponte de ternura". Porque blogues podem e devem ser pontes e se forem de ternura ainda melhor.
Quanto à sua publicação resta-me dizer "Como se a diferença de idades pudesse impedir partilhas, afectos, saberes, leituras; depois... há tanta forma de ler! A pior é talvez aquela que se prende única e exclusivamente a "palrar"; é um rio de caudal seco".
Beijinhos (vou tentar não estar tanto tempo ausente dos afectos que fazem a magia deste blogue.)
Bom dia Rita!
Apesar do lindo dia que faz este ficou mais radioso por ter aparecido!
Também eu já tinha saudades das suas palavras carinhosas e sobretudo das suas "leituras a perder de vista"!
Beijinhos Amiga!
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