De tudo o que tenho lido e ouvido sobre a leitura no jardim-de-infância e de como se formam leitores tenho opinião e estratégias que sigo na minha prática pedagógica. Para mim a leitura faz parte da rotina diária da sala de aula por isso a semana da leitura ou o mês da leitura fazem tão-somente parte de um ano repleto de leituras.
A minha prática pedagógica ensinou-me que desde muito cedo se pode despertar a curiosidade nos pequenos pelos livros e pelas palavras.
A sala de aula é o local privilegiado para o contacto com os livros, não podemos esquecer que alguns meninos só aí têm livros e que através deles conseguimos por vezes o milagre de pôr o resto da família a ler.
Basta um bocadinho de empenho e temos as famílias a partilhar leituras na sala de aula. Já me vi embrulhada em “rodas de leitura”, saraus de poesia, chás cafés e laranjadas com livros, tudo organizado pelos pais dos meninos a quem os livros despertam fascínio e sugerem caminhos.
Pensar sobre o que foi lido e manifestar opinião é um comportamento típico de quem lê e vale para toda a vida. Por isso quando lemos um livro na sala de aula nunca devemos ignorar as opiniões das crianças, não devemos impor a nossa perspectiva sobre o lido.
Variar o modo de ler é importante, mas não devemos nunca esquecer que a leitura precisa de um livro.
Na sala de aula os livros devem ser muitos e os géneros vários sem nunca esquecer a qualidade literária.
“ Os livros são um caminho óptimo para ampliar o universo cultural dos pequenos, porque permitem entrar em contacto com situações desconhecidas.”
Pessoalmente não acredito na tese dos livros específicos para crianças nem na chamada literatura para a infância.
Os livros não têm idade, vivem do fascínio de quem os lê e de quem se deixa fascinar por eles.
Um bom livro é aquele que encanta, desassossega, deixa raízes e asas e cujas palavras moram em nós para sempre, mesmo que não saibamos explicar porquê!
2 comentários:
Bonito.....já sentia saudades..... da tua escrita.....
Para te aborrecer:::e a matemática e a ciência de "livro", não????
Não encanta e desssssssaasssssosssega????
Eu
Minha querida,
Queres tu pôr-me em desassossego não é verdade?!
Pois seja feita a tua vontade!
Claro que quando falo em livros que encantam e desassossegam, estes incluem os de conteúdo cientifico-matemático e todos os conteúdos possíveis e imaginários!
Depois de ler um livro, de encantamento e desassossego cada um toma o que quer.
O que é preciso é ler para discordar ou não do encantamento e do desassossego!
Enviar um comentário